Idioma do Blog:

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Autopsicografia

Autopsicografia    
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor      
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
                                Mas só a que eles não têm.

                                
                                 E assim nas calhas de roda
                                 Gira, a entreter a razão,
                                 Esse comboio de corda
                                 Que se chama coração.



Fernando Pessoa

sábado, 25 de dezembro de 2010

Pedras



Pedras


Pedras!!!
Pedras!!!
Pedras!!!


Pedras duras e sem cor,tristes mas sem dor.
Machucam o pé apesar de sua beleza.


Pedras!!!
Pedras!!!
Pedras!!!

Pedras frias,pedras belas,pedras preciosas.
Pedras sem valor.

Pedras!!!
Pedras!!!
Pedras!!!

Pedras que ferem a alma e entram nas feridas abertas em sangue.
Pedras pesadas,que fazem a alma sofrer.
Talvez essas...

Pedras!!!
Pedras!!!
Pedras!!!

Não sejam tão duras assim...
Não sejam tão cinza assim...
Talvez essas pedras sejam algo de bom..
Talvez essas pedras possam até alegrar em vez de somente ferir...
Talvez essas...

Pedras!!!
Pedras!!!
Pedras!!!

Não sejam verdadeiramente pedras...








Anderson Cristiano Alves 25/12/2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O menestrel

                                  

João Confusão



Que grande confusão!
Minha cabeça, vão querer
Contrariar Pessoa é uma ousadia!
Contrariar Pessoa é um risco!
Para contrariar Pessoa tem que ter coragem
Para contrariar Pessoa tem que ser real,sem fingimentos...
Contrariar Clarice,é uma blasfêmia... 
Um pecado mortal...
Assim como contrariar Pessoa também o é
Diga me João, que me  colocou nesta confusão
Quando me serviu de inspiração!!!

Amador fingidor



Escrever?
É uma arte,a arte de fingir...
Fingir é a arte de escrever...a realidade
Fingimos bem...na letra.
Fingimos mal,na vida real...
Alguns dizem que o poeta...
Dizem que o poeta é um fingidor...
Não concordo!!!...
O poeta...
O poeta é um amador
Mas é amador no neologismo mesmo,amador verbo...
Amador,igual aquele que ama...
Ama tanto que faz parecer a dor ficção...
Em suas linhas,estão impressas,expressas...
Uma vida ,uma alma...
A vida de um fingidor...
A alma de um amador

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carta em branco

                       
                       Carta em branco


Deixei-a sobre a escrivaninha da sala...
Cuidei para pousá-la sobre algumas pétalas...
Abaixei a luz....
Um silencio tomou conta de mim...
Meu corpo parecia pesado...
Minha alma,parecia carregar uma culpa terrível...
Não escrevi nada,nada...
Somente pensei no que poderia escrever,sei que você seria capaz de entender...
A carta que deixei,estava em branco,talvez ela não pudesse representar para ninguém um sentimento bom...
Mas para nosso amor,ela diz tudo,diz tudo dizendo que não há palavras para dizer o que sentimos...
Pensando na sua reação ao ler,me retirei devagar ...pé por pé...
A lágrima salgada e amarga ,rolou pela minha face...


Anderson Cristiano Alves 21/12/10

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

‘’A linguagem digital no ambiente escolar, um estudo sobre o internetês’’



‘’A linguagem digital no ambiente escolar, um estudo sobre o internetês’’

Uma breve introdução ao tema:

Internetês é um neologismo de internet + o sufixo ês,designa uma certa linguagem escrita veiculada na internet,em blogs,chats,conversas de MSN e coisas do gênero.No internetês as palavras são abreviadas,as vogais em alguns casos se tornam ausentes,surgem novas palavras que representam por exemplo cumprimentos ou expressões do cotidiano,usa se muito da fonética para expressar sons.
Essa maneira de escrever, tornou-se tão popular no meio jovem que é difícil achar alguém que nunca tenha escrito, mesmo que sem querer, algo como: vc,tmbm,vlw,rsrsrs.
As opiniões sobre essa modalidade de escrita dividem-se, os mais conservadores e amantes assíduos da norma culta, defendem a tese de que essa linguagem atrapalha o aprendizado do bom português escrito, já os jovens e alguns estudantes de linguagens e códigos, dizem que o mundo virtual e o real não se misturam, ou seja, não há influencia negativa do internetês sobre o aprendizado do português, da norma culta e da gramática tradicional.
A ideia da pesquisa:
A ideia de pesquisar sobre esse tema surgiu até mesmo como forma de entender o ambiente virtual e seus códigos, essa área não tão pesquisada despertou interesse, trata-se de um ambiente em que me relaciono frequentemente de diversas formas e por fim, acabo me adequando aos padrões por ele impostos, mas e aí? Porque escrevemos dessa forma na internet?
As duvidas começaram a surgir, e com elas a pesquisa cientifica, considero importante falar e pesquisar esse tema, pois eu mesmo não encontrei muitas informações a respeito, talvez por se tratar de algo novo, algo ainda não estudado a fundo, estou me lançando as cegas na pesquisa, isso a torna ainda mais interessante, o fato de poder pesquisar algo novo e encontrar respostas ou até mesmo mais duvidas.






Algumas duvidas sobre o tema:
1. Como surgiu a abreviação das palavras na linguagem da web?
Os motivos para o uso da abreviação e até mesmo o surgimento dessa modalidade de escrita são bem simples:

·         A necessidade de inserir a oralidade no meio digital:
No meio jovem a facilidade de escrever de uma maneira descomplicada, trás consigo a necessidade da oralidade na escrita,assim como as onomatopéias nos quadrinhos,surgiram na internet novas expressões e palavras para representar sons da língua falada, alguns desses sons são apresentados de maneira simplificada, abreviada.
Para expressar risadas ou gargalhadas, por exemplo, usam-se sons que ligam a escrita à fala, as consoantes são aplicadas repetidamente com a finalidade de mostrar uma expressão oral, veja abaixo alguns exemplos:

Rsrsrs: significa risos, representa um riso mais discreto, algo comum.

Kkkkkk:o K representa gargalhada,repetindo o muitas vezes apresenta como se a pessoa estivesse tendo um ataque de risos.

Blz: significa beleza, trata se de um cumprimento mais informal.

·         Economia de tempo:
         A pressa e a correria fazem com que na internet, a escrita seja simplificada,      criando assim algumas abreviações capazes de economizar tempo, no meio jovem essa economia de tempo deve se também a necessidade de conversar em tempo real com os amigos, nas conversas de chats ou MSN, por exemplo, o adolescente se relaciona com muitas pessoas ao mesmo tempo, a conversa torna se como que oral obrigando o a conversar em tempo real com todos, por isso o motivo das abreviações.

2. A escrita abreviada do internetês prejudica a compreensão na leitura?
Quando falamos de indivíduos que dominam e escrevem o mesmo código de linguagem e usam dos mesmos meios de comunicação, não há muita dificuldade na compreensão, pois já é algo cotidiano. Mas ao se tratar de uma pessoa que nunca antes tenha empregado a linguagem como a que os adolescentes usam na internet, pode se confundir e não entender nada, considerando assim erro gramatical.

Professores, pais e mães, podem achar que se trata de uma maneira errada de escrever, mas o internetês não deve ser compreendido como uma forma que destrói a gramática,devemos considerar as diversas formas de escrita e fala até mesmo fora do ambiente virtual,lembrando que cada maneira de escrever vem acompanhada de um ambiente e um suporte para ser veiculada, é também destinada a um público especifico que irá ler e interpretar a mensagem proposta.
A escrita na internet, assim como a escrita dos jornais,revistas, bilhetes ou anúncios publicitários, deve ser compreendida como gênero textual, perdendo então a noção de erro.


3. A linguagem digital vicia?

Essa pergunta é intrigante e muito difícil de responder sem ter iniciado uma pesquisa de campo, para se responder seria necessário entrevistas e testes com indivíduos que usam dessa linguagem.
Antecipando a pesquisa e tomando como exemplo a minha relação com a escrita digital, posso previamente concluir que sim, a linguagem digital vicia, mas o vicio pode ser contornado imediatamente.
Em alguns casos, escrevendo esse trabalho, me deparei diversas vezes com palavras escritas sem vogais, e abreviações impróprias para essa modalidade de texto, imediatamente corrigi, pois no momento da releitura a compreensão torna se confusa, acredito que o mesmo se dê no meio dos demais usuários adeptos da linguagem digital, os erros acontecem inconscientemente em redações e textos escritos por alunos, mas há uma estranheza por se tratar de um gênero diferente do proposto, o aluno reconhece a confusão, reescreve, ou antes mesmo de escrever analisa a situação e age corretamente.


Outras ideias:

Uma pesquisa cientifica da professora Maria Teresa Assunção Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),resultou em um livro chamado ‘’Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola’’, a professora pesquisou temas que abordam desde a comunicação na internet ,passando pela educação até a influencia social da escrita digital na linguagem falada.
Maria Teresa fala sobre como surgiu a escrita digital e como ela evolui a cada dia, adentrando ao vocabulário falado, em sua tese a professora apresenta algumas ideias interessantes sobre o tema:
A professora defende a ideia que as abreviações ocorrem pela economia de tempo e dinheiro no envio de torpedos ou e-mails, que a linguagem digital aplica se mais forte ao contexto social dos adolescentes não influenciando na escrita formal e nem no vocabulário, uma ideia intrigante é a de que a linguagem digital toma proporções maiores quando exposta a fala e em alguns pontos a professora afirma que algumas pessoas reproduzem a escrita digital oralmente, daí a ideia da escrita digital ser exposta a oralidade modificando a língua falada, a professora também compara a língua falada a um ser vivo mutável, lembrando que o latim tornou se uma língua estática e morta, pois não é falada.

       
       Obtenção de dados, a pesquisa na prática:
      
O principal objetivo da pesquisa é chegar a respostas sobre o tema apresentado, mas para chegar até as respostas, serão necessárias varias formas de métodos de pesquisa, o principal deles, que quero desenvolver, seria a pesquisa de campo, entrevista com alunos de escolas publicas e particulares, entrevistas com professores, testes com os alunos, questionários sobre a linguagem digital na vida dos indivíduos e uma proposta de redação na maneira formal e informal, busca na internet por sites, blogs e chats, onde se possa haver uma espécie de laboratório,pretendo fazer um acompanhamento e monitoramento da escrita dos jovens no mundo digital.





























Bibliografia:
Sites:
Jovens admitem utilizar linguagem virtual fora dos ambientes virtuais
Disponível em: http://www.nominuto.com
Acesso em: 03/12/10

Internetês
Disponível em: http://pt.wikipedia.org
Acesso em: 03/12/10

A linguagem utilizada na internet
Acesso em: 05/12/10

Livro:

Teresa Assunção Freitas, Maria. Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola. 2ªedição, 2005.144 páginas.


A lua


                                    A Lua


A lua é o satélite natural da terra, está a 384 mil km de distância do nosso planeta e possui um diâmetro de 3476 km.
Sentei-me a beira daquele lago, a noite estava calma e uma luz inconfundível a banhava, de leve acariciei a grama e pude sentir a relva molhada entre meus dedos, contemplei a beleza do luar refletido nas águas calmas.
Mesmo a essa distância, a lua é capaz de influenciar na gravidade da terra e nas marés dos oceanos.
Pousei as mãos de leve sobre os joelhos, do fundo de minha alma nasceu um suspiro e a lagrima salgada rolou pelo meu rosto, levantei devagar a cabeça e olhei diretamente para ela... Lá estava ela.
Estava lá, cheia e cintilante, sua luz iluminava as folhas das árvores, a água do lago e mais... Iluminava meu rosto dando sentido a pequena lagrima que caia discretamente.
No dia 20 de Julho de 1969, após quatro dias de viagem, os astronautas da Apollo chegam à Lua, pela primeira vez o homem pisou na lua e nunca houve tamanho fascínio por descobrir o desconhecido, iniciou se então a chamada corrida espacial.
Do outro lado da lua, alguém também estava a pensar, a pensar na saudade deixada pelo ultimo beijo ao luar.
Ahh!!! Essa lua dos astrônomos.
Ahh !!! Essa lua dos astronautas.
Um dia foi a lua de nós dois.

Anderson Cristiano Alves 03/11/2010